Para terminar
Eu queria fazer algumas considerações.
- Existe uma arte de programar computadores que pode ser vista na produção
artística exposta na www.blender.org.
- Arte é algo pessoal, mas que deve ser desenvolvida no estudo da produçao
de outros artistas. Isto não impede que você crie a sua própria arte, mas
comece vendo o que os outros já fizeram.
- Eu apresentei blender porque é um programa do grupo de código aberto e
portanto todos vocês podem aprender usar blender livremente, sem restrições.
Sugeri um trabalho em grupo, porque dificilmente se faz um trabalho como
os que aparecem na página do blender trabalhando sozinho.
- Queria terminar com a parte mais difícil e menos intuitiva desta discussão.
Como é que se modela a partir de arte feita?
- Vocês já viram, certamente, programas que partem de uma imagem padrão, um
rosto inexpressivo, e com transformações geometricas a imagem padrão, o
rosto inicial, adquire aspectos particulares permitindo, entre outras coisas
identificar um criminoso.
A palavra central aqui é transformação geométrica, e há três disciplinhas
de Matemática que se encontram por trás destas transformações:
- Álgebra Linear
A Álgebra Linear define um instrumento, as matrizes, que permitem
fazer rotações,
encolher,
esticar.
translatar.
A composição desta operações podem produzir deformações notáveis.
- Cálculo - sobretudo Cálculo Multivariado
O Cálculo Multivariado serve para definir matrizes adequadas para
a Álgebra Linear porque as rotações são matrizes envolvendo
seno, coseno ou multiplos destas funções, por exemplo.
- Cálculo Numérico
O Cálculo Numérico pode, e deve, usar o Cálculo Multivariado e a Álgebra Linear
para criar a experiência necessária á Computação Gráfica. Mas é preciso que seja
um curso moderno incluindo a construção de splines univariados e multivariados
que vão representar o caminho ou a região no espaço em que os objetos vão se
mover.
- Python
O blender está escrito em Python que é uma linguagem de programação livre, distribuida
sob GPL, orientada à objeto.
É de praxe que venha junto com todas as instalações Linux. E uma das formas
de trabalhar com blender consiste em fazê-lo rodar scripts em Python.
- Conclusão: aprenda
- Cálculo, mas incluindo deformações de superfícies no espaço.
- Álgebra Linear, mas incluindo quaternions...
- Um curso moderno de Cálculo Numérico, com splines...
- Python
e domine computação gráfica.