Préprints de 2007



2007.01 - Integral de Riemann (Praciano-Pereira, T)
Neste trabalho estou mostrando como podemos definir a integral no sentido de Riemann como uma classe de equivalência de sucessões de Cauchy.

2007.02 - Modelagem com campos vetoriais tangentes (Praciano-Pereira, T)

2007.03 - Modelangem Computacional da interseção de superfícies (Praciano-Pereira, T)
Estou mostrando nesse trabalho como podemos fazer uso do gnuplot para visualizar alguns vetores tangentes a uma curva obtida como interseção de duas superfícies do tipo f(x,y,z)=0 em que f é uma função de classe C1.

2007.05 - Construção elementar de Splines (Praciano-Pereira, T).
Este artigo é o primeiro de uma série de artigos em que estou construindo de forma elementar, splines cúbicos. O artigo começa com introdução sobre aproximação apresentando inclusive um pouco de polinômios trigonométricos onde há um fator de aceleração. Dilação é o nome atual.

2007.06 - Curvas Diferenciáveis (Silva, M. N.)
Uma breve introdução às curvas diferenciáveis planas. O objetivo é se dirigir aos iniciantes em geometria diferencial discutindo mais demoradamente os conceitos básicos sobre curvas.

2007.07 - Curvatura (Silva, M.N.)
O objetivo deste trabalho é caracterizar uma curva usando um referencial móvel. Para isso vamos usar o triedro de Frenet, uma base ortonormal positiva obtida a partir da própria curva, quando suposta parametrizada pelo comprimento de arco.

2007.08 - Noções elementares sobre derivada (da Silva, M. Ilsângela)
Neste artigo estou apresentando as noções de derivadas com a utilização de programas como o aplicativo gnuplot e o xfig para a visualização de alguns gráficos.
O objetivo é se direcionar a neófitos neste estudo, analisando a interpretação geométrica da derivada.


2007.09 - Splines por convolução (Praciano-Pereira,T.)
A convolução é uma ferramenta teoricamente muito poderosa que ficou na geladeira até a década de 80 quando foi aquecida pelas possibilidas formais da computação. Era conhecida até a década de 70 como método de regularização de funções. O que é particularmente interessante é a observação de que ``medida de Dirac'', muito conhecida como ``função de Dirac'' é a identidade relativamente ao ``produto por convolução'': $ \delta_{0}*f = f$. Aqui vou usar convolução para construir splines mostando uma série de blocos cujo resultado final será exibir a estrutura de espaço vetorial de dimensão finita que têm os $n$-splines a suporte compacto e inclusive exibir uma base para este tipo de espaço.
Palavras chave: splines por convolução, produto de convolução, identidade aproximada.

2007.10 - LaTeX - uma ferramenta para edição de textos (Alves da Silva, S e de Oliveira, J.C.)
Uma apresentação em slides sobre o LaTeX.
Palavras chave: Latex, TIC, compilador de textos

Atualizada: segunda-feira 12 de março de 2018