Monografias de 2018



name="ONDAS DE SPIN EM REDES BIDIMENSIONAIS QUADRADAS SIMPLES INFINITA " 2018.01 - ONDAS DE SPIN EM REDES BIDIMENSIONAIS QUADRADAS SIMPLES INFINITA (Mesquita, F.W.O.)
Ondas de spin são excitações coletivas que surgem em materiais magnéticos por conta de perturbações nesse sistema. As ondas de spin podem ser estudadas através de modelos matemáticos como o de Heisenberg e de Ising. Nesses modelos, podemos calcular a relação de dispersão das ondas de spin. Dessa forma temos como objetivo deste trabalho, estudar o comportamento de ondas de spin em sistemas ferromagnéticos, onde foram consideradas redes bidimensionais quadradas simples infinita, com interação de troca entre primeiros e segundos vizinhos. Para isso, usamos o modelo de Heisenberg e determinamos a energia das ondas de spin em função do vetor de onda e assim, obtemos as curvas de contorno e a densidade de estados do sistema.
Palavras-chave: interação de Troca, Modelo de Heisenberg, Relação de Dispersão


2018 - 02 A derivada (Praciano-Pereira, Tarcisio)
A derivada cria um modelo de função linear afim tangente ao gráfico de uma dada função $f$ e se isto for possível, digo que $f$ é diferenciável. É interessante observar que derivada implícita fornece uma visão ampliada da derivada tornando sua interpretação geométrica mais clara. Vou usar a derivada implícita nesta monografia mostrando o seu efeito didático. Termino com um caso particular e essencial para compreender o significado de primitivas de funções multivariadas com aplicação de dois teoremas, de Green e de Cauchy.
Palavras-chave: derivada, derivada implícita, função linear afim tangente, teorema de Cauchy, teorema de Green.
The derivative produces a model of an affine linear function tangent to the graphic of a given function $f$ if this is possible we say that $f$ is a differentiable function. The implicit differentiation is a kind of method to produce the derivative and it is interesting to observe that it helps to create the intuition about the linear object which is tangent. To finish I will consider two particular cases which describe what are the possible primitives of functions of several variables and an application of two fundamental theorems, Green's theorem and Cauchy's theorem.
Keyword: Cauchy's theorem, derivative, Green's theorem , implicit derivative, tangent linear manifold.



Fique em casa! A pandemia está em curso e somente praticando a quarentena é que será possível abaixar a curva. Todas as vidas valem muito mais do que a vida de qualquer banqueiro! Porque nós somos úteis!
Atualizada segunda-feira, 22 de junho de 2020