Monografias de 2009



2009.01 - Construção geométrica de R e C (Loiola, Daniel Lacerda)
Neste trabalho é feita a construção dos números reais e dos números complexos de um ponto de vista geométrico. Partimos do conjunto dos números naturais que completamos algebricamente para obter o grupo dos inteiros. A completação do anel dos inteiros produz um conjunto que tem propriedades geométricas, e é um corpo, o conjunto dos racionais mas que é incompleto. A completação geométrica dos racionais é o conjunto dos números reais.


palavras chave: números naturais, grupo dos inteiros, números reais.



2009 - 02 Usando o Software Maxima na Resolução de EDO's de 1a e 2a Ordem (SILVA, M. Ilsângela)
Este trabalho é apenas uma pequena introdução sobre o software Maxima, dando ênfase a uma de suas potencialidades de cálculo, resolver EDO's de 1a e 2a ordem. Está escrito de forma bem simples, possibilitando aos leitores, o entendimento do texto e a reprodução dos exemplos no ambiente Maxima. Tive por objetivo contribuir, para que, posteriormente, outros alunos possam ter o mesmo interesse que tive e, partindo deste pequeno trabalho, desenvolvam outros mais aprofundados. palavras chave: software Maxima, resolver EDO's, exemplos no ambiente Maxima.


2009.03 Equações diferenciais exatas e determinação de extremos (RIOS, J. V. V.)
Este trabalho tem como principal objetivo descrever um novo algoritmo para determinação de extremos, tendo como base as equações diferenciais exatas. A partir de dados colhidos, será descrito o modelo F gerado pelas curvas que estes dados delimitam, ou seja, concluir que existe uma superfície que modela um certo fenômeno. Esta superfície será recuperada, a partir de dados discretos representando um modelo para os dados. palavras chave: algoritmo para determinação de extremos, equações diferenciais exatas, superfície que modela um certo fenômeno.


2009 - 04 Análise da trajetória de um asteróide em aproximação com a Terra (ARAÚJO, Monique)
Esta monografia tem como objetivo mostrar uma das aplicações decorrentes da lei da Gravitação Universal: a descrição das possíveis trajetórias de um asteróide em aproximação com a Terra. Para tanto, procurei, inicialmente, explicar o conceito de Gravitação, partindo dos estudos de Aristóteles até Isaac Newton. A descrição da Força de atração entre os corpos, bem como a explicação do movimento dos corpos celestes, através da demonstração da equação da trajetória de um corpo sob a ação de uma força inversamente proporcional ao quadrado da distância, são indispensáveis para a ilustração do problema. palavras chave: gravitação Universal, Força de atração entre os corpos, equação da trajetória de um corpo.



Fique em casa! A pandemia está em curso e somente praticando a quarentena é que será possível abaixar a curva. Todas as vidas valem muito mais do que a vida de qualquer banqueiro! Porque nós somos úteis!
Atualizada segunda-feira, 22 de junho de 2020