Monografias de 2007



2007 - Contribuições da Filosofia para o desenvolvimento da Matemática (Dos Santos, L. P.)
O presente trabalho tem como objetivo: investigar ao longo da história as ligações entre a matemática e a filosofia, averiguando as contribuições que esse entrelaçamento proporcionou ao desenvolvimento da matemática; reconhecer o importante papel da Filosofia ao longo do tempo para a matemática, investigando os grandes nomes que foram apontados como precursores em fundamentar a matemática, destacando em cada um deles suas principais contribuições em prol da mesma; debater as principais idéias que nortearam essa ligação, focando sempre a idéia predominante, mais aceita por parte dos matemáticos, e por quê; e por fim apresentar e fundamentar as principais Escolas Filosóficas e suas respectivas contribuições para a matemática

2007 - A definição de logaritmos e algumas de suas aplicações (Sousa, J. R. M.) (parte I) (parte II)
Mostrar uma síntese da história dos logaritmos e suas aplicações, apresentando a sua evolução, desde sua origem, no século XVI, até a definição atual e também a sua importância para outras áreas do conhecimento. Após sua criação os matemáticos viram que os logaritmos eram de grande importância, não só para a matemática mas para a ciência de um modo geral. Este trabalho se reporta às aplicações dos logaritmos: na acústica, nos elementos radioativos, na música, nos fractais, nos terremotos e na astronomia. A fundamentação teórica está baseada nos autores: Aaboe (1984); Boyer (1996); Eves.H (1995) e Daves P(1986).

2007 - A educação inclusiva e o ensino da Matemática (Aguiar, A. L. A. C.)
O presente trabalho tem por objetivo principal investigar o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais e como é aplicado o ensino da Matemática para esses alunos. Para tanto, procuramos apresentar o que é a inclusão educacional e a abordagem histórica e política da Educação Especial no Brasil, perpassando desde as leis do passado até o presente, apresentando a evolução dessa modalidade de ensino nas leis vigentes. Procuramos também tratar a importância da matemática na Educação Inclusiva, discutindo a formação do professor e como ele deve aplicar seus conteúdos matemáticos na sala de aula que têm alunos especiais. Foram utilizados autores como MAZZOTA, CÉSAR, GESSINGER, entre outros, para subsidiar historicamente o trabalho, cujos dados necessários foram obtidos através de levantamento bibliográfico, como também através de artigos obtidos na Internet.

2007 - Educação de jovens e adultos: estudo sobre o ensino e aprendizagem de matemática no município de Acaraú - Ceará (Salvino, A. L.)
Desde o começo de sua história o ser humano sente a necessidade de registrar as quantidades com as quais se relaciona, hoje em dia os homens sentem a mesma necessidade, dessa vez para comprar roupas, comidas, fazer e receber pagamentos dentre outras necessidades do cotidiano. Por isso não são necessários muitos argumentos para convencer as pessoas sobre a importância da matemática entre os conteúdos da educação escolar, é justamentente conhecedor dessa necessidade que os jovens e adultos voltam a estudar, e baseado nisso foquei meu trabalho em pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo. Para embasamento teórico, meus estudos perpassam a história e o parâmetro legal da Educação de Jovens e Adultos, relato também as principais Propostas Pedagógicas Nacionais de Matemática nesta modalidade, além de contar com as contribuições de Paulo Freire, dos PCN's da Educação de Jovens e Adultos de matemática e da LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação.

2007 - Fractais: Caracterização e Leis de Formação (Pereira, A. B.)
Trabalho de cunho pesquisacional, cujo principal objetivo não é demostrar todas as propriedades fractais, mas sim depois de mostrar alguns pré-requesitos à compreensão do assunto possa proporcionar uma abordagem mais prática e sem tanta formalização, possibilitando aos leitores, através da geometria que está ao alcance de todos compreenderem a noçãao de fractal, percebendo a presença dessas figuras em nosso meio principalmente na natureza.

2007 - GNUPLOT: comandos básicos e aplicações em sala de aula (Fontenele, F. C. F.)
Este trabalho tenta mostrar de forma clara como começar a trabalhar com o aplicativo GNUPLOT. Um software livre, de grande potencial, que gera gráficos em duas e três dimensões e é usado em diversas áreas científicas.

2007 - História da Álgebra: Desenvolvimento e Precursores (Gomes, P. C. B.)
Este trabalho tem como objetivo tornar conhecidos alguns dos grandes matemáticos que se destacaram em álgebra. Identificar as pessoas que fizeram à álgebra que estudamos hoje. Para tanto, procuramos apresentar a evolução dessa ciência partindo da sua forma mais primitiva, a que o homem moderno teve acesso, até chegar ao nível atual de abstração; estudamos as civilizações do Egito, Mesopotâmea, Grécia, China, Índia, Arábia e Europa Oriental e Ocidental, mostrando o estágio de desenvolvimento algébrico de cada uma delas. Estudamos a história da vida de seis grandes algebristas: Al-Khowrizme, Viét, Cardano, Bombelli, Euler e Gauss.

2007 - Jogos Educativos: Caracterização e aplicações no ensino da Matemática (Moreira, N.)
O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre o papel dos jogos na sala de aula e a avaliação de sua eficácia com base em pesquisa bibliográfica e de campo, realizada na sala do quinto ano do ensino fundamental. Afinal, com tantas mudanças ocorridas nos últimos anos, o professor sente a necessidade de inovar, buscar novas metodologias e recursos didáticos para estimular e envolver os alunos no aprendizado matemático.

2007 - Uso do Material Dourado e blocos lógicos na Matemática no primeiro ano do ensino fundamental das escolas municipais de Ipu (Nascimento, E. M. N.)
Uma síntese da origem e implicações psico-pedag&ocaute;gicas do uso do material concreto no ensino da Matemática; pesquisa-se as finalidades, contribuições e aplicações do Material Dourado e Blocos Lógicos, e analisa-se o conhecimento prático e teórico dos professores do primeiro ano do ensino fundamental nas escolas municipais de Ipu.

2007 - Uso das novas tecnologias no ensino da Matemática (Pita, G. G.)
Esta monografia teve como objetivo investigar a evolução das diversas formas de tecnologias educacionais e sua contribuição no ensino da matemática. Para tanto, procuro-se demonstrar historicamente o desenvolvimento da tecnologia no Brasil, as transformaçotilde;es do cenário político e suas influências nas políticas educacionais, a participação do professor e da escola, as tecnologias mais usadas, o avanço que a tecnologia trouxe para a educação e o uso dela no ensino da matemática.

2007 - Resolução de problemas envolvendo as operações fundamentais no sexto ano do ensino fundamental (Barros, F. S. R.)
Esta monografia tem como objetivo principal analisar a influência de sequências teórico-metodológicas na aprendizagem de resolução de problemas. Foram utilizados como fundamentação teórica as concepções de Polya (1994), Dante (1996), PCNs (1998), Borges Neto (2001), entre outros. Para tanto procuramos analisar a importância da resolução de problemas no ensino da matemática, fazendo uma abordagem da resolução de problemas no desenvolvimento da matemática, onde apresentamos algumas idéias de pensadores como Sócrates, Platão, Descartes, Walls e Skinner a respeito da atividade de resolver problema.

2007 - Tópicos de Sequências e Séries (Gomes, N. C.)
Sequências e Séries são assuntos que devem ser abordados nas disciplinas de Cálculo de qualquer curso de graduação em Matemática, mas devido a uma série de fatores, isto não aconteceu com a autora deste trabalho. Para tentar suprir um pouco dessa deficiência, escolheu-se, então, esse assunto. Neste trabalho, definimos sequências e através de exemplos e teoremas vemos a caracterização de sequências convergentes e divergentes, sequéncias limitadas, crescentes e decrescentes e sequências monótonas. Também, introduzimos o conceito de séries e através de exemplos, teoremas e proposições estudamos critérios de convergência, testes de comparação (limite e integral), como também, critério de convergência para séries alternadas.


Fique em casa! A pandemia está em curso e somente praticando a quarentena é que será possível abaixar a curva. Todas as vidas valem muito mais do que a vida de qualquer banqueiro! Porque nós somos úteis!
Atualizada segunda-feira, 22 de junho de 2020