Monografias de 2006



2006 - Teorema da Função Implícita e equações diferenciais exatas (da Silva, Ana Paula)
Esta monografia tem como objetivo principal apresentar um importante teorema usado no Cálculo Diferencial a várias variáveis, Teorema das Funções Implícitas, que serve de justificativa teórica para explicitar uma variável relativamente às demais numa expressão algébrica. palavras chave: Teorema das Funções Implícitas, explicitar uma variável, equações diferenciais exatas.

2006 - MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL(Branco, Antonia F. V. C.)
Esta monografia tem como objetivo mostrar uma forma de aplicação da Educação Ambiental dentro do ensino da Matemática no Ensino Médio. Para tanto, abordou-se um exemplo de como os professores da Educação Básica podem concretizar a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN?s) e da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795 de 27/04/99) em utilizar a temática ambiental de forma transversal com a disciplina de Matemática. Diversos fenômenos envolvendo problemas ecológicos estão ligados a alguma equação diferencial. Assim, pretende-se estabelecer uma ligação entre equações diferenciais e as funções que aparecem na Matemática Elementar numa tentativa de mostrar um caminho para a educação ambiental. Utilizou-se um modelo matemático para o problema da perda da biodiversidade com a ocupação de habitats. palavras chave: Educação Ambiental no Ensino Médio, temática ambiental de forma transversal com a disciplina de Matemática, equações diferenciais e as funções que aparecem na Matemática, problema da perda da biodiversidade com a ocupação de habitats.

2006 - A Desigualdade Isoperimétrica (Parente, K. A.)
A Desigualdade Isoperimétrica é é um dos mais antigos teoremas da geometria diferencial global das curvas e surgiu para solucionar o seguinte problema isoperimétrico: De todas as curvas fechadas simples no plano com um dado tamanho L, qual delas delimita a maior área? A solução desse problema demorou um longo tempo para aparecer, apenas em 1870 Weierstrass apresentou uma prova satisfatória da existência de uma solução, a circunferência.

2006 - O Teorema dos Quatro Vértices (Magalhães, R. C.)
O estudo dos vértices de uma curva foi motivado pelo estudo da evoluta dessa curva. O teorema trata-se de uma ferramenta para encontrarmos o número de singularidades da evoluta de uma curva plana fechada e regular. Portanto, os vértices de uma curva correspondem aos pontos onde a evoluta da curva perde sua regularidade. No entanto, este trabalho não será apresentado com essa generalidade, apresentamos, somente, uma prova satisfatória para o teorema.

2006 - Evasão escolar numa escola de ensino médio em Ipu: O perfil do aluno evadido (Araújo, F. E. M.)
Este trabalho procurou enfatizar, criteriosamente, a problemática da evasão escolar que estar presente na educação brasileira, tendo como amostragem alunos de uma Escola Pública da cidade de Ipu-Ce. Tomou-se como referencial a Escola de Ensino Médio Deputado Murilo Rocha Aguiar, numa tentativa de entender melhor a evasão traçando-se o perfil da mesma nessa escola, analisando prováveis causas do problema, especialmente, nas séries terminais do ensino médio, com isso se pode ter uma visão de como a evasão escolar atinge a população brasileira.


Fique em casa! A pandemia está em curso e somente praticando a quarentena é que será possível abaixar a curva. Todas as vidas valem muito mais do que a vida de qualquer banqueiro! Porque nós somos úteis!
Atualizada segunda-feira, 22 de junho de 2020