Monografias



Esta é a seção de monografias da Sobral Matemática. Uma monografia é um pequeno trabalho científico, por exemplo, um trabalho de fim de curso de graduação, em que uma idéia é completamente desenvolvida.
Em princípio uma monografia é um candidado a ser desenvolvida em forma mais completa em um livro que tanto pode cair na classe dos "transversais" como pode atingir o estato de livro texto.
A Sobral Matemática abre assim um espaço para publicação destes textos continuando um trabalho que já vinha desenvolvendo a partir dos trabalhos de fim de curso que foram propostos para serem aqui publicados.
As monografias aqui publicadas são direito autoral dos respectivos autores que devem ser contactados com qualquer objetivo, o seu conteúdo é também de exclusiva responsabilidade d@s respectiv@s autores.
Entende-se um trabalho monográfico como tendo sido desenvolvido sob a orientação de um professor ou profissional da área sendo portanto autor e orientador os únicos responsáveis pelo conteúdo do trabalho. O editor apenas divulga estes trabalhos.
Qualquer citação de excerto das obras aqui publicadas devem fazer referência à origem o que pode ser facilmente feito com a cópia do link obtida pelo navegador.

Se tiver um trabalho para publicar nesta seção, por favor, envie-me a versão em pdf e, separadamente, dentro do e-mail, num texto,
  1. um breve resumo, de no máximo 5 linhas,
  2. o título do trabalho,
  3. seu nome, na forma como deverá ser citado, (formato do lattes/CNPq)
  4. as palavras-chave.
Examine os exemplos nos trabalhos abaixo para produzir os dados. Observe que deve ser texto para que eu raspe e cole no local certo.
Abaixo seguem os títulos e um breve resumo de cada trabalho.


1999 - Quadrados Mágicos (De Figueiredo, D. C.)
Este trabalho é fruto, antes de tudo, da curiosidade do autor e de sua intenção em aprofundar seus conhecimentos acerca do tema - Quadrado Mágico - muito pouco explorado no ensino da Matemática.

2006 - Teorema da Função Implícita e equações diferenciais exatas (da Silva, Ana Paula)
Esta monografia tem como objetivo principal apresentar um importante teorema usado no Cálculo Diferencial a várias variáveis, Teorema das Funções Implícitas, que serve de justificativa teórica para explicitar uma variável relativamente às demais numa expressão algébrica.

2006 - MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL(Branco, Antonia F. V. C.)
Esta monografia tem como objetivo mostrar uma forma de aplicação da Educação Ambiental dentro do ensino da Matemática no Ensino Médio. Para tanto, abordou-se um exemplo de como os professores da Educação Básica podem concretizar a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN?s) e da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795 de 27/04/99) em utilizar a temática ambiental de forma transversal com a disciplina de Matemática. Diversos fenômenos envolvendo problemas ecológicos estão ligados a alguma equação diferencial. Assim, pretende-se estabelecer uma ligação entre equações diferenciais e as funções que aparecem na Matemática Elementar numa tentativa de mostrar um caminho para a educação ambiental. Utilizou-se um modelo matemático para o problema da perda da biodiversidade com a ocupação de habitats.

2006 - A Desigualdade Isoperimétrica (Parente, K. A.)
A Desigualdade Isoperimétrica é é um dos mais antigos teoremas da geometria diferencial global das curvas e surgiu para solucionar o seguinte problema isoperimétrico: De todas as curvas fechadas simples no plano com um dado tamanho L, qual delas delimita a maior área? A solução desse problema demorou um longo tempo para aparecer, apenas em 1870 Weierstrass apresentou uma prova satisfatória da existência de uma solução, a circunferência.

2006 - O Teorema dos Quatro Vértices (Magalhães, R. C.)
O estudo dos vértices de uma curva foi motivado pelo estudo da evoluta dessa curva. O teorema trata-se de uma ferramenta para encontrarmos o número de singularidades da evoluta de uma curva plana fechada e regular. Portanto, os vértices de uma curva correspondem aos pontos onde a evoluta da curva perde sua regularidade. No entanto, este trabalho não será apresentado com essa generalidade, apresentamos, somente, uma prova satisfatória para o teorema.

2006 - Evasão escolar numa escola de ensino médio em Ipu: O perfil do aluno evadido (Araújo, F. E. M.)
Este trabalho procurou enfatizar, criteriosamente, a problemática da evasão escolar que estar presente na educação brasileira, tendo como amostragem alunos de uma Escola Pública da cidade de Ipu-Ce. Tomou-se como referencial a Escola de Ensino Médio Deputado Murilo Rocha Aguiar, numa tentativa de entender melhor a evasão traçando-se o perfil da mesma nessa escola, analisando prováveis causas do problema, especialmente, nas séries terminais do ensino médio, com isso se pode ter uma visão de como a evasão escolar atinge a população brasileira.

2007 - Contribuições da Filosofia para o desenvolvimento da Matemática (Dos Santos, L. P.)
O presente trabalho tem como objetivo: investigar ao longo da história as ligações entre a matemática e a filosofia, averiguando as contribuições que esse entrelaçamento proporcionou ao desenvolvimento da matemática; reconhecer o importante papel da Filosofia ao longo do tempo para a matemática, investigando os grandes nomes que foram apontados como precursores em fundamentar a matemática, destacando em cada um deles suas principais contribuições em prol da mesma; debater as principais idéias que nortearam essa ligação, focando sempre a idéia predominante, mais aceita por parte dos matemáticos, e por quê; e por fim apresentar e fundamentar as principais Escolas Filosóficas e suas respectivas contribuições para a matemática

2007 - A definição de logaritmos e algumas de suas aplicações (Sousa, J. R. M.) (parte I) (parte II)
Mostrar uma síntese da história dos logaritmos e suas aplicações, apresentando a sua evolução, desde sua origem, no século XVI, até a definição atual e também a sua importância para outras áreas do conhecimento. Após sua criação os matemáticos viram que os logaritmos eram de grande importância, não só para a matemática mas para a ciência de um modo geral. Este trabalho se reporta às aplicações dos logaritmos: na acústica, nos elementos radioativos, na música, nos fractais, nos terremotos e na astronomia. A fundamentação teórica está baseada nos autores: Aaboe (1984); Boyer (1996); Eves.H (1995) e Daves P(1986).

2007 - A educação inclusiva e o ensino da Matemática (Aguiar, A. L. A. C.)
O presente trabalho tem por objetivo principal investigar o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais e como é aplicado o ensino da Matemática para esses alunos. Para tanto, procuramos apresentar o que é a inclusão educacional e a abordagem histórica e política da Educação Especial no Brasil, perpassando desde as leis do passado até o presente, apresentando a evolução dessa modalidade de ensino nas leis vigentes. Procuramos também tratar a importância da matemática na Educação Inclusiva, discutindo a formação do professor e como ele deve aplicar seus conteúdos matemáticos na sala de aula que têm alunos especiais. Foram utilizados autores como MAZZOTA, CÉSAR, GESSINGER, entre outros, para subsidiar historicamente o trabalho, cujos dados necessários foram obtidos através de levantamento bibliográfico, como também através de artigos obtidos na Internet.

2007 - Educação de jovens e adultos: estudo sobre o ensino e aprendizagem de matemática no município de Acaraú - Ceará (Salvino, A. L.)
Desde o começo de sua história o ser humano sente a necessidade de registrar as quantidades com as quais se relaciona, hoje em dia os homens sentem a mesma necessidade, dessa vez para comprar roupas, comidas, fazer e receber pagamentos dentre outras necessidades do cotidiano. Por isso não são necessários muitos argumentos para convencer as pessoas sobre a importância da matemática entre os conteúdos da educação escolar, é justamentente conhecedor dessa necessidade que os jovens e adultos voltam a estudar, e baseado nisso foquei meu trabalho em pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo. Para embasamento teórico, meus estudos perpassam a história e o parâmetro legal da Educação de Jovens e Adultos, relato também as principais Propostas Pedagógicas Nacionais de Matemática nesta modalidade, além de contar com as contribuições de Paulo Freire, dos PCN's da Educação de Jovens e Adultos de matemática e da LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação.

2007 - Fractais: Caracterização e Leis de Formação (Pereira, A. B.)
Trabalho de cunho pesquisacional, cujo principal objetivo não é demostrar todas as propriedades fractais, mas sim depois de mostrar alguns pré-requesitos à compreensão do assunto possa proporcionar uma abordagem mais prática e sem tanta formalização, possibilitando aos leitores, através da geometria que está ao alcance de todos compreenderem a noçãao de fractal, percebendo a presença dessas figuras em nosso meio principalmente na natureza.

2007 - GNUPLOT: comandos básicos e aplicações em sala de aula (Fontenele, F. C. F.)
Este trabalho tenta mostrar de forma clara como começar a trabalhar com o aplicativo GNUPLOT. Um software livre, de grande potencial, que gera gráficos em duas e três dimensões e é usado em diversas áreas científicas.

2007 - História da Álgebra: Desenvolvimento e Precursores (Gomes, P. C. B.)
Este trabalho tem como objetivo tornar conhecidos alguns dos grandes matemáticos que se destacaram em álgebra. Identificar as pessoas que fizeram à álgebra que estudamos hoje. Para tanto, procuramos apresentar a evolução dessa ciência partindo da sua forma mais primitiva, a que o homem moderno teve acesso, até chegar ao nível atual de abstração; estudamos as civilizações do Egito, Mesopotâmea, Grécia, China, Índia, Arábia e Europa Oriental e Ocidental, mostrando o estágio de desenvolvimento algébrico de cada uma delas. Estudamos a história da vida de seis grandes algebristas: Al-Khowrizme, Viét, Cardano, Bombelli, Euler e Gauss.

2007 - Jogos Educativos: Caracterização e aplicações no ensino da Matemática (Moreira, N.)
O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre o papel dos jogos na sala de aula e a avaliação de sua eficácia com base em pesquisa bibliográfica e de campo, realizada na sala do quinto ano do ensino fundamental. Afinal, com tantas mudanças ocorridas nos últimos anos, o professor sente a necessidade de inovar, buscar novas metodologias e recursos didáticos para estimular e envolver os alunos no aprendizado matemático.

2007 - Uso do Material Dourado e blocos lógicos na Matemática no primeiro ano do ensino fundamental das escolas municipais de Ipu (Nascimento, E. M. N.)
Uma síntese da origem e implicações psico-pedag&ocaute;gicas do uso do material concreto no ensino da Matemática; pesquisa-se as finalidades, contribuições e aplicações do Material Dourado e Blocos Lógicos, e analisa-se o conhecimento prático e teórico dos professores do primeiro ano do ensino fundamental nas escolas municipais de Ipu.

2007 - Uso das novas tecnologias no ensino da Matemática (Pita, G. G.)
Esta monografia teve como objetivo investigar a evolução das diversas formas de tecnologias educacionais e sua contribuição no ensino da matemática. Para tanto, procuro-se demonstrar historicamente o desenvolvimento da tecnologia no Brasil, as transformaçotilde;es do cenário político e suas influências nas políticas educacionais, a participação do professor e da escola, as tecnologias mais usadas, o avanço que a tecnologia trouxe para a educação e o uso dela no ensino da matemática.

2007 - Resolução de problemas envolvendo as operações fundamentais no sexto ano do ensino fundamental (Barros, F. S. R.)
Esta monografia tem como objetivo principal analisar a influência de sequências teórico-metodológicas na aprendizagem de resolução de problemas. Foram utilizados como fundamentação teórica as concepções de Polya (1994), Dante (1996), PCNs (1998), Borges Neto (2001), entre outros. Para tanto procuramos analisar a importância da resolução de problemas no ensino da matemática, fazendo uma abordagem da resolução de problemas no desenvolvimento da matemática, onde apresentamos algumas idéias de pensadores como Sócrates, Platão, Descartes, Walls e Skinner a respeito da atividade de resolver problema.

2007 - Tópicos de Sequências e Séries (Gomes, N. C.)
Sequências e Séries são assuntos que devem ser abordados nas disciplinas de Cálculo de qualquer curso de graduação em Matemática, mas devido a uma série de fatores, isto não aconteceu com a autora deste trabalho. Para tentar suprir um pouco dessa deficiência, escolheu-se, então, esse assunto. Neste trabalho, definimos sequências e através de exemplos e teoremas vemos a caracterização de sequências convergentes e divergentes, sequéncias limitadas, crescentes e decrescentes e sequências monótonas. Também, introduzimos o conceito de séries e através de exemplos, teoremas e proposições estudamos critérios de convergência, testes de comparação (limite e integral), como também, critério de convergência para séries alternadas.

2008 - A lei áurea - Jamon (em preparação para ser publicado) Neste trabalho apresentaremos o número , em que phi = 1,6180339887 ..., suas propriedades e exemplos de onde podemos encontrá-lo. Conhecido como número de ouro, divina proporção, teve a sua origem através da divisão de um segmento proposto por Euclides, o qual estaria dividido em "média e extrema razão". A divisão de um todo em partes desiguais de acordo com a "média extrema razão" parece produzir um equilíbrio na desigualdade, proporcionando uma harmonia e beleza. Esta era a opinião de Leonardo da Vinci e da grande parte dos artistas e sábios do Renascimento. Os pitagóricos estudaram as relações entre os segmentos de um pentagrama e descobriram que este número tem muita importância na sua geometria. Em arquitetura é útil para entender a escala de medidas utilizadas em ergonomia que foi idealizada pelo arquiteto Le Corbusier em seus projetos. Até mesmo na natureza podemos encontrar esta harmonia, como na disposição das pétalas das rosas, no crescimento das conchas do nautilus marinho, nas obras de grandes pintores e até mesmo na música. Em outras palavras, a Razão Áurea foi usada para que trouxesse a beleza visual ou auditiva. Palavras Chave: Razão áurea, número phi, Fibonacci

2009 - 01 Construção geométrica de R e C (Loiola, Daniel Lacerda )
Neste trabalho é feita a construção dos números reais e dos números complexos de um ponto de vista geométrico. Partimos do conjunto dos números naturais que completamos algebricamente para obter o grupo dos inteiros. A completação do anel dos inteiros produz um conjunto que tem propriedades geométricas, e é um corpo, o conjunto dos racionais mas que é incompleto. A completação geométrica dos racionais é o conjunto dos números reais.

2009 - 02 Usando o Software Maxima na Resolução de EDO's de 1a e 2a Ordem (SILVA, M. Ilsângela)
Este trabalho é apenas uma pequena introdução sobre o software Maxima, dando ênfase a uma de suas potencialidades de cálculo, resolver EDO's de 1a e 2a ordem. Está escrito de forma bem simples, possibilitando aos leitores, o entendimento do texto e a reprodução dos exemplos no ambiente Maxima. Tive por objetivo contribuir, para que, posteriormente, outros alunos possam ter o mesmo interesse que tive e, partindo deste pequeno trabalho, desenvolvam outros mais aprofundados.


2009 - 03 Equações diferenciais exatas e determinação de extremos (RIOS, J. V. V.)
Este trabalho tem como principal objetivo descrever um novo algoritmo para determinação de extremos, tendo como base as equações diferenciais exatas. A partir de dados colhidos, será descrito o modelo F gerado pelas curvas que estes dados delimitam, ou seja, concluir que existe uma superfície que modela um certo fenômeno. Esta superfície será recuperada, a partir de dados discretos representando um modelo para os dados.

2009 - 04 Análise da trajetória de um asteróide em aproximação com a Terra (ARAÚJO, Monique)
Esta monografia tem como objetivo mostrar uma das aplicações decorrentes da lei da Gravitação Universal: a descrição das possíveis trajetórias de um asteróide em aproximação com a Terra. Para tanto, procurei, inicialmente, explicar o conceito de Gravitação, partindo dos estudos de Aristóteles até Isaac Newton. A descrição da Força de atração entre os corpos, bem como a explicação do movimento dos corpos celestes, através da demonstração da equação da trajetória de um corpo sob a ação de uma força inversamente proporcional ao quadrado da distância, são indispensáveis para a ilustração do problema.


2011 - 01 Introdução ao aplicativo Gnuplot  (VIANA, P. A.)
Neste trabalho foi feita uma interação entre matemática e informática, utilizando um software livre o "gnuplot" de grande potencial, para gerar gráficos em duas e três dimensões que é usado em diversas áreas (física, matemática e engenharias). Pretende-se mostrar de forma clara como começar a trabalhar com este aplicativo no Linux.
Palavras-chave: Gnuplot, gráficos, matemática.


2013 - 01 A linguagem de programação LISP o dialeto Common LISP  (Praciano-Pereira, T)
Esta monografia é a forma preliminar do que espero que seja um livro sobre LISP que é uma linguagem de programação excelente para matemáticos. O meu objetivo é trazer para a comunidade de matemáticos a linguagem ideal para fazer-se Matemática. Publicar como monografia o texto em forma prelimiinar representa um convite à iteração. O texto será renovado assim que eu o for completando ou alterando - uma monografia em evolução.
Palavras-chave: LISP, matemática discreta, processamento simbólico.


2016 - 01 Análise e discussão da metodologia de ensino aplicada pelo professor José Pacheco na escola da Ponte (Portugal) (Fabio Cristiano da Silva Rocha)
É proposta deste trabalho, analisar a metodologia de ensino desenvolvida na Escola da Ponte, criado por seu idealizador Professor Pacheco. A escola em 2004 obteve o melhor resultado nos “concursos” escolares de Portugal. O processo de ensino-aprendizagem se dá por meio do círculo de estudos, onde os educadores têm a função de orientar, caso seja solicitado.
Palavras-chave: Autonomia, Inclusão, Escola da Ponte.



Pagina atualizada em Sobral, na quarta-feira 29 de junho de 2016