NOTAS DE AULAS - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, SEGUNDO PRECEITOS DA FILOSOFIA ZENONISTA – Uma divisão bastante comum hoje entre as Nações é em termos de Tecnologia e Inovação. De forma bem simplória, Tecnologia é o que já sabemos até ao ponto de ser possível treinar outras na sua execução em escala que possa gerar/movimentar riqueza. Coisa, de princípio, disponível para qualquer um, quiçá até imitar. Já Inovação é processo mais acima disto, espanta e arruína imitador e faz até quem consumia imitação virar consumidor de fato, porquanto, rende muito mais.
E a chave em tudo isso, pelo pouco que sei, é conhecimento matemático. E a primeira porta que precisa ser aberta em Tecnologia e Inovação é Cálculo Diferencial e Integral, no nível que já se tinha formatado até o final do séc.XXIII, que, embora feito por muitos, guarda no essencial o feito por Leibniz e Newton. Portanto, o texto não se constitui em novos resultados no tema. Pretende apenas ser uma pequena leitura, como que alfabetizadora nisto.
O dito antes tem um consequente de relevância fundamental para o Brasil: mesmo que só assim, o nível de reprovação nesse conteúdo na área símbolo de tudo isso, Engenharia, seria alarmante se todo tivesse informado dos dados estatísticos e do quanto custa ao país cada reprovação desta. Além disso, o mesmo dito aponta para os métodos e processos de ensino e aprendizagem. Porquanto, metodologia do ensino de Cálculo e da Educação em geral. Esse é o ponto diferente que apresento, buscando na Filosofia de Zenão de Eléia como que um remo seguro para essa navegação, posto que, esse é o criador do preceito mais fundamental em Cálculo: LIMITE.
A trilha que aponto para chegar ao Cálculo é a Miscelânea. Alguns conteúdos cuja presença nas Notas visa apontar o essencial que precisa ser desenvolvido no ensino básico. Agradeço pela leitura, críticas e sugestões.
==========