Cálculo Diferencial e Integral I

Bem vind@s à página de apoio ao Cálculo univariado


na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral - Ceará - Brasil.

Ensino presencial com apoio da tecnologia de informação e comunicação (TIC) para tornar o seu aprendizado mais dinâmico.
Estou aposentado mas vou continuar mantendo esta página.
A página é o meio de comunicação com você nesta disciplina, se você encontrar algum erro na página, o que inclui erros de ortografia ou sintaxe, por favor me informe. Mesmo que não seja um erro é interessante que você me diga por que irá mostrar-me que há um erro de comunicação - uma redação pouco compreensível. Sinta-se livre, e bem-vind@, para criticar.
Não se esqueça que o objetivo desta página é o de servir de apoio ao seu aprendizado, e ela deve efetivamente funcionar neste sentido, você é assim bem vind@ a se manifestar sobre o que você espera do meu trabalho.
Eu agradeço sua atenção.
Então, não resista, deixe-me envolvê-l@ (se envolva, ainda melhor!)

Prof. Tarcisio Praciano-Pereira

Muito boa noite!


Tudo que você encontrar nas páginas da Sobral Matemática pode ser
livremente baixado e utilizado. Apenas, por uma regra de civilidade e
educação, indique a origem do que você usar.
E se modificar, informe ao autor.


Na foto o professor Tarcisio andando de bicicleta para evitar de sujar o planeta com gases imundos dos carros.

foto de Tarcisio

Objetivo desta página:

Agora que estou aposentado vou dedicar-me a produção de livros eletrônicos e esta página representa a preparação do livro de Cálculo Univariado. A estrutura do trabalho vai seguir muito de perto o meu trabalho desenvolvido em sala de aula em que as listas de exercícios eram o roteiro do trabalho. Esta página irá aos poucos sendo reconstruída a partir de uma página antiga, portanto durante algum tempo você pode encontrar algumas ligações quebradas e agradeço se me avisar sobre algum erro encontrado na página

Bibliografia

As listas de exercicios

Vou produzir uma lista de exercícios por semana, mais ou menos no ritmo em que eu faria se estive dando aulas desta disciplina. Aqui vai se encontrar uma espécie de índice das listas de exercícios com links para uma página teórica de ajuda à mesma.
  1. A lista zero e a solução da lista zero
  2. Esta é uma lista sobre números complexos. Eu vou usar os números complexos para calcular a derivada das funções $ f(x)=\sin(x), g(x)=\cos(x)$ A lista apresenta os números complexos e os diversos exercícios lhe oferecem a oportunidade de se acostumar com estes números que represetam uma expansão dos números reais. usando números complexos para derivar seno e coseno..
  3. A lista Onze e a lista onze com algumas questões resolvidas Pelo número da lista se observa que houve uma perturbação, mas estou recomeçando a trabalhar nesta página. Qualquer comentário representará também um estímulo!
  4. Esta lista A lista 31 tem por número 31 e deverá ser a primeira lista do capítulo 3 do meu livro de Cálculo (nova edição - em preparação)

Esta página foi escrita com Amaya, um editor de html de domínio público (open source) rodando numa caixinha Linux com sistema operacional Debian/Gnu/Linux.
Também usei bluefish, um outro editor de html, para fazer alguns acertos finos entrando no código html.
Todos os cálculos e programas foram escritos com os editores de textos joe, gedit (open source) para gnuplot ou calc, ambos programas de código aberto e distribuidos junto com Debian/Gnu/Linux.

Atualizada em Sobral, na segunda-feira, 31 de maio de 2021, 23:51.